sábado, 8 de agosto de 2009

Pré-Sal

Uma questão que certamente vou desenvolver aqui é a exploração e, mais importante, a distribuição dos recursos gerados pelo Pré-Sal.

Essa é uma questão fundamental. Os valores envolvidos estão na casa dos trilhões de dólares. Nesse caso, creio que o Governo Lula está cuidando muito bem do tema. Temos que garantir que essa enorme riqueza fique nas mãos dos brasileiros e que seja investida com parcimônia, visão de longo prazo. O bom senso e a história recomendam muita atenção. Há muita gente de olho nas reservas de gás e petróleo. Pessoas influentes, que não estão pensando no bem-estar do povo brasileiro, circulando pelas colunas sociais e escritórios do eixo RJ-SP.

As eleições de 2010 incorporam esse xadrez complicado, mas até hoje não vi uma palavra de determinados pré-candidatos sobre isso. A Dilma está aí defendendo posições a princípio corretas, penso eu, sem também conhecer muitos detalhes, confesso.

Vejo também um pessoal querendo fazer CPI sobre a Petrobrás, vejam só que timing fantástico. Não dá para desvincular uma coisa da outra, lamento. Também há figurinhas que têm aparecido na imprensa dizendo que o Pré-Sal não é tudo isso, que há muitos riscos, que o Brasil não tem capacidade de investimento, no estilo "de repente nem vale tanto assim, então entrega isso pra nós...".

Talvez quando o marco regulatório for enviado ao Congresso, ai ai ai, as posições fiquem mais claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário