terça-feira, 25 de agosto de 2009

Agenda

Bom, no dia 31, além da série do Silvio Tendler, teremos, bem mais importante, o lançamento do marco regulatório do Pré-Sal. Os lobbies estão à solta nos jornais, em revistas, notinhas, entrevistas, artigos, "estudos", "consultores". É uma luta feroz, sanguinária, suja. O marco regulatório irá ao Congresso e aí veremos algumas coisas muito interessantes. Seria bom também que os pré-candidatos se posicionassem sobre esse tema fundamental.

A próxima reunião do COPOM também será divertida, anotem, 1 e 2 de setembro. A bancada dos "juristas" vai clamar pela manutenção da taxa no nível atual. Argumentarão que o cenário é incerto, que há um descontrole fiscal, etc... etc... e tal. Haverá ainda alguma luta política e ideológica no país até que o setor rentista tome consciência de que deve ganhar dinheiro na produção e não parasitando o resto do país. Após décadas na ciranda, será realmente uma mudança cultural de monta que o país tenha juros civilizados. Há ainda muito espaço para aumentarmos o volume de crédito no PIB (hoje está em +-43%), especialmente no setor de habitação, cuja demanda reprimida é grotescamente alta no Brasil.

O julgamento do Pallocci no STF é na 5a feira. Parece que será absolvido.

Temos aí também São Paulo x Palmeiras no brasileirão, o Santos em busca da libertadores, o trio carioca na segundona, o Goiás com um time muito bom (atacante Felipe, Iarley, Fernandão, dois excelentes laterais, belo time), o Inter buscando se recuperar.

Aguardamos também o relatório final do TCU sobre o PAN no RJ. Hoje li que esse negócio ainda não saiu. Difíííícil, de repente sai no dia 29 de dezembro...

Há também a CPI da Petrobrás, ai ai ai, no meio da discussão sobre o Pré-Sal. Sarney é passado, Lina-Dilma também faleceu por absoluta falta de provas, então a novela da vez deve ser a CPI da Petrobrás.

Bom, o G-20 em Pittsburgh, 24 e 25 de setembro, dispensa comentários. Há coisas interessantes rolando.

Pretendo dar um pitaco também sobre urbanismo. Os Planos Diretores de SP, do DF, e creio que outros, estão sendo detonados. O Plano Diretor é fundamental para colocar algum ordenamento, mínimo que seja, diretrizes que sejam, no crescimento das cidades. É tudo que SP não teve, planejamento. Aliás, em SP, hoje, nova remoção de favelas com a tropa de choque chegando 6 da manhã. Cabe lembrar também que a Lei Cidade Limpa de Sampa está sendo devidamente rasgada, temporariamente, pelos distintos vereadores, com apoio da Prefeitura.

Há coisas boas também acontecendo, eu sei, mas esse blog é sobre a crise, o Brasil e o mundo, escolhas e omissões que traçarão nosso futuro. Portanto prefiro me ater, na maioria das vezes, ao que tá errado, andando pra trás, andando de lado, tropeçando, caindo, reclamando. Sempre gostei do alambrado nos estádios, sempre gostei de ficar ali embaixo, na corneta mesmo.

Um comentário: