Mostrando postagens com marcador viagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador viagem. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tulou

Província de Fujian. Escondidos nas montanhas. 500 anos, 600 anos, aquelas coisas de China. Dezenas de pessoas vivendo nessas construções de barro, areia, bambu, folhagem e madeiras variadas. Foram "descobertas" na década de 1970. Viagem.







domingo, 24 de abril de 2011

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

G-20, Dilma, Viagens em Sichuan, poeta Tu Fu, Mongóis, Japas, Li Bo, etc...

A reunião do G-20, como previsto, não deu em muita coisa nova, apenas confirmou o que já se sabia. A despeito de um pequeno avanço no FMI e de questionáveis aperfeiçoamentos no arcabouço da Basiléia, a economia e a política internacional, em sua dimensão multilateral, estão em grande crise. Os capitais prosseguem voando desvinculados da produção. As dívidas soberanas européias são um grande problema. Os sistemas financeiros norte-americano e europeu prosseguem sendo umas porcarias sustentadas pelos Estados. É provável que os problemas se aprofundem.

O Brasil deve se precaver. Jogo pra gente grande. Tenho uma teoria sobre o Governo Dilma. Mas vou aguardar um pouco para escrever. Adianto que talvez seja possível que ela inverta a equação usada por Jânio e em alguma medida por Lula. Ousadia no exterior, certo conservadorismo na política interna. Dilma de repente pode trocar de lado algumas variáveis, mudar nuances. A ver. Especulações.

Sichuan, como já escrevi, é uma província de vastas e férteis planícies cercadas por montanhas, bem no interior da China. Terra de florestas. Terra dos pandas. Irrigadas pelos rios que descem do teto do mundo.

Os mongóis a conquistaram durante o Século XIII. À época, os chineses estavam divididos entre duas dinastais, os Song, mais ao sul, e os Jin, mais ao norte. Os Song se aliaram aos mongóis para derrotar os Jin. Derrotaram-nos. Mas os mongóis gostaram da China. E aí invadiram os territórios dos Song. Ficaram até 1368, pouco mais de 100 anos de domínio. Iniciou-se então a Dinastia Ming.

Já os japoneses não conseguiram invadir essa região durante a II Guerra. Conquistaram a Manchúria, Pequim, Xangai, toda a costa leste. Chegaram perto de Chongqing, mas de lá não passaram. A resistência aos japoneses uniu os comunistas e os nacionalistas. Logo após a II Guerra, derrotados os japoneses, foi retomada a guerra civil chinesa.

Bom, o post tá meio bagunçado. Fotos do Museu de Sichuan e do parque onde viveu o Poeta Tu Fu, mestre da Dinastia Tang (600-900 d.C.), Poeta-Historiador, Poeta-Sábio. A estátua é de nosso amigo Tu Fu que, segundo o pessoal que conhece, é um dos grandes poetas chineses ao lado de Li Bo. Ambos viveram durante a Dinastia Tang (618-907), considerada o auge da poesia chinesa. Até teriam se encontrado duas vezes. Enfim, viajando no post, mas mostrando que devagarzinho vou aprendendo umas coisas sobre a China antiga. Viajar é preciso.

Então, em primeiro lugar, nosso amigo Tu Fu.

pois é, não consigo fazer o upload das fotos... separei 10... vai ficar pra outro dia...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Leshan

Mais algumas fotos de Leshan, nas cercanias do Buda gigante, onde se encontram templos, jardins, tumbas, escritos, estátuas e outros itens com uns 1500 anos de história por trás. Excelente passeio.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Giant Panda Breeding Base

E por falar em futebol, melhor ficar com a Província de Sichuan, mais prudente. Giant Panda Breeding Base, nos arredores de Chengdu, as fotos dizem quase tudo, é um centro de preservação e criação de pandas.




tchau, tchau

domingo, 17 de outubro de 2010

Chengdu, Província de Sichuan

Chengdu, de onde blog transmitirá na próxima semana, é a capital da Província de Sichuan, que fica numa bacia subtropical no centro-sul da China, porta de entrada para as vastas e relativamente poucos populosas regiôes do oeste. "Terra da abundância", banhada por rios que descem das cordilheiras que cercam a província, suas férteis planícies possibilitaram o surgimento de antigas civilizações chinesas muito avançadas para os padrões daqueles tempos.

É região com florestas, terra dos pandas, de macacos dourados, comida apimentada, belas chinesas. Há universidades de ponta, particularmente nos setores de alta tecnologia e engenharia. Diversas empresas multinacionais lá se encontram. Altos investimentos em infra-estrutura, logística, urbanização e indústria pesada comandam o crescimento local. Por não ter saídas para o mar, Sichuan, ao contrário das provínciais costeiras, não se desenvolve com base em exportações. Ao contrário, é considerada um laboratório das reais possibilidades de uma China mais voltada ao mercado interno.

Com 91 milhões de habitantes, PIB de quase US$ 200 bilhões, renda per capita similar à do Egito, Sichuan ainda tem um longo caminho. A urbanização é menos de 40%, embora cresça em ritmo acelerado. Há três linhas de trens de alta velocidade, uma quarta está sendo construída. O aeroporto é muito moderno. A província teve que ser em parte reconstruída após o terremoto de 2008, que matou dezenas de milhares de pessoas. Enfim, mais uma grande viagem ao interior desse misterioso e fascinante universo chinês.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Hong Kong

A reportagem encontra-se em Hong Kong onde, diz-se, o Ocidente encontra o Oriente. Pensei que isso fosse em Istambul, mas tudo bem.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Harbin - Xangai




depois coloco umas imagens mais do cotidiano chinês, de Pequim mesmo...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tive uma idéia

Na madrugada de Pequim, à espera de Argentina x México, uma lâmpada se acendeu.

Pequim-Moscou pela Transsiberiana. A ver que pasa.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cavalcante/GO


Na despedida do Brasil, um mergulho no cerrado. Em resumo, foi muito especial. Ponto.

Na foto, um pedaço da Pousada Aruana. Dica de primeira.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pipa!

Dois vídeos sobre a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, mais um paraíso brasileiro que tive o prazer de conhecer. Muito sol, praias lindas, falééésias, lagoas, coqueiros, gente bonita, alto astral, boa infra, golfinhos, tartaruga, arvorismo, tirolesa, caminhadas, parapente, boa comida, ótima música, longas noites de samba, forró, reggae e rock numa energia muito grande entre pessoas de todo o Brasil, muitos gringos, européias e brasileiras para derrubar qualquer marmanjo, o povo local de boa fazendo um dinheirinho com o turismo. Ainda por cima o mar é quente e não tem mosquito. E rola um baita céu que só não leva o prêmio porque concorre com a lua cheia espetacular que fazia no ano novo em Florianópolis. Aliás, fica a dica da Praia da Daniela, no norte da ilha, maior sossego, muito boa, afastada da muvuca, ótima.

Vale a pena conhecer.