domingo, 17 de outubro de 2010

Chengdu, Província de Sichuan

Chengdu, de onde blog transmitirá na próxima semana, é a capital da Província de Sichuan, que fica numa bacia subtropical no centro-sul da China, porta de entrada para as vastas e relativamente poucos populosas regiôes do oeste. "Terra da abundância", banhada por rios que descem das cordilheiras que cercam a província, suas férteis planícies possibilitaram o surgimento de antigas civilizações chinesas muito avançadas para os padrões daqueles tempos.

É região com florestas, terra dos pandas, de macacos dourados, comida apimentada, belas chinesas. Há universidades de ponta, particularmente nos setores de alta tecnologia e engenharia. Diversas empresas multinacionais lá se encontram. Altos investimentos em infra-estrutura, logística, urbanização e indústria pesada comandam o crescimento local. Por não ter saídas para o mar, Sichuan, ao contrário das provínciais costeiras, não se desenvolve com base em exportações. Ao contrário, é considerada um laboratório das reais possibilidades de uma China mais voltada ao mercado interno.

Com 91 milhões de habitantes, PIB de quase US$ 200 bilhões, renda per capita similar à do Egito, Sichuan ainda tem um longo caminho. A urbanização é menos de 40%, embora cresça em ritmo acelerado. Há três linhas de trens de alta velocidade, uma quarta está sendo construída. O aeroporto é muito moderno. A província teve que ser em parte reconstruída após o terremoto de 2008, que matou dezenas de milhares de pessoas. Enfim, mais uma grande viagem ao interior desse misterioso e fascinante universo chinês.



Um comentário:

  1. Adorei! Queria ir aí visitar você e ver um pouco de tudo isso.

    ResponderExcluir