sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Imprensa, tecnologia e poder

Pois é, no post abaixo faltaram referências sobre o papel da tecnologia na perda de poder dos grandes meios de comunicação. A difusão de massa via rádio e TV concentrou o poder. Hoje, no sentido contrário, de descentralização, a Internet é revolucionária, democrática, republicana, anarquista, libertária. Os blogs, fóruns de debates, o acesso direto, sem intérpretes ou edições, à opinião de pessoas e grupos de interesse enfraquece muito a capacidade da grande mídia de forjar a realidade da maneira que melhor lhe convém.

E pensar que, no passado, pessoas eram mortas por editarem jornais "subversivos", por expressarem opiniões, por divergirem, questionarem o poder, etc... e etc... e tal. Muita gente morreu. E eu aqui meio preocupado com eventuais consequências de escrever essas coisas, deixa isso pra lá.

Aliás, aproveito para agradecer a todos os poucos (ou não?!) que porventura estejam se aventurando por aqui. É uma honra, eu promeeeeeto (estilo Sarney no doc do Glauber) colocar coisas mais leves no fim-de-semana. Fico feliz em poder escrever assim e fico feliz em saber que algumas pessoas, próximas ou não, têm a oportunidade de conhecer um pouco de minhas idéias, angústias, sonhos, preocupações, interesses, reclamações, cornetagens, observações, análises, e blablabla.

Um comentário:

  1. É isso aí, Toni. Tira a gravata!

    Obrigado a VOCÊ por compartilhar as idéias.

    Vamos em frente.

    Abs
    P.

    ResponderExcluir