sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Descontrole fiscal?


Breve seguimento do post anterior. Como pode ser visto na tabela acima, construída a partir do relatório do FMI divulgado recentemente, a posição fiscal brasileira é muito confortável.

E ficam aí alguns gênios do mercado, da grande imprensa e da oposição falando que há um descontrole fiscal, gastança geral, farra do dinheiro público, etc... É o samba de uma nota só. A segunda classe de analistas, involução representada pelos rentistas (ou "juristas"), já apresenta isso como mais uma razão para aumento futuro dos juros. Uma terceira e mais delirante extensão dessa espécie humana afirma, posando como responsáveis portadores da ciência econômica, que assim teremos inflação.

Inflação no Brasil, assim, quando o mundo todo se preocupa com a deflação? Uma jabuticaba? Vá conversar com os chilenos, os japoneses ou os europeus sobre inflação durante a mais grave crise econômica desde a Grande Depressão... Aliás, esse é outro fator que alguns "analistas" simplesmente ignoram. O mundo atravessa a mais grave crise econômica desde a Grande Depressão e eles queriam que isso não tivesse impacto por aqui? Não atualizaram suas planilhas? Lógico que haveria alguma deterioração fiscal, mas pelamordedeus, olhem os dados, a situação brasileira é muito tranquila.

Aí alguns podem rebater: "mas no médio prazo, isso é complicado e tal". Ora, no médio prazo teremos crescimento econômico; o Pré-Sal; vivemos um período de transição demográfica extremamente positivo, that means, há uma proporção maior de pessoas em idade de trabalho com relação a jovens e a aposentados, algo que irá durar uns 25 anos. Na Europa, por exemplo, os caras têm e terão grandes problemas, há muitos aposentados para proporcionalmente pouca gente com idade para trabalhar. A solução seria a imigração, mas os europeus estão com dificuldades com isso, para ser bastante diplomático nas palavras.

Portanto, menas, muito menas para alguns "analistas" por aí. Não dê ibope ao PIG. O PIG não presta. O PIG quer crise econômica, crise fiscal, terrorismo de mercado, crise no Senado, crise da gripe, qualquer crise. A questão fiscal está ok. Há uma preocupação com o câmbio, sim. Mas isso é tema para outro post.

PS: 1) aprendi a colocar um link quando faço referência a outro texto, artigo, etc... essa tabela também foi minha primeira experiência com imagens.
2) fiz esse post no horário de trabalho, isso é feio, mesmo porque estou com coisas atrasadas aqui. Esse negócio de blog vai me viciar, tenho que tomar cuidado.

Um comentário: