Está aberta a votação para o Prêmio Ignóbil de Economia. Trata-se de paródia/crítica/ironia do Prêmio Nobel. Rapidamente, você eleje o autor da maior idiotice, ou o defensor de idéias que se mostraram errôneas, falhas, até trágicas. Vale uma lida nos candidatos e as breves e engraçadas justificativas. São alguns gênios da econômia política liberal e outros espertos seguidores diretamente ligados ao complexo Wall Street-Washington.
Votei no Greenspan, no Larry Summers e no Robert Lucas. Os dois primeiros, por terem sido agentes públicos que irresponsavelmente se curvaram aos senhores da finança privada, utilizando suas posições no setor público para avançar uma agenda de interesses de uma minoria da minoria da minoria. Já o terceiro, pela hipótese do homem racional que maximiza utilidades, uma tolice apenas curiosa. Se me voltasse às artes, poderia passear por Shakespeare, só para humilhar. Na psicologia, temos Freud, Jung, etc... Enfim, homem racional é tudo que não há nesse mundo.
ps: devo muitos comentários e posts sobre as propostas do Volcker, encampadas num discurso do Obama, sobre novas e mais profundas reformas no sistema financeiro. Quem lê esse blog já tinha tudo antecipado aqui, hehehe.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário