sábado, 14 de novembro de 2009

A propósito

A propósito, tenho ido mais além do que geralmente ia. Pouco importa.

Recordo-me então de livro do mestre do neorealismo italiano Roberto Rosselini, mestre dos mestres, gênio do cinema, da política e da vida.

O título é "Um Espírito Livre não deve Aprender como um Escravo".

E Susan Strange vem à minha mente, States and Markets, Markets and Authority e outros. Viva Susan Strange. Leiam Susan Strange. Cultuem Susan Strange.

O Brasil terá seu próprio modelo de desenvolvimento. Essa é uma obviedade que incrivelmente precisa ser repetidamente renovada. Pois não é que outro dia, numa daquelas grandes peças de propaganda política travestidas de análise econômica isenta, um dos mestres da FGV/RJ estava no Estadão dizendo que teríamos que seguir o caminho australiano. Seguidos déficits em conta corrente, poupança externa, etc... Havia toda uma construção técnica e discursiva, cheia de certezas, é até divertido.

A Austrália... com 21 milhões de habitantes, que é o que temos na Amazônia. Com cangurus, imensas terras não aproveitáveis, uma monarquia constitucional parlamentar. Como será o carnaval na Austrália?

Um Espírito Livre não deve Aprender como um Escravo. E me recordo do grande Embaixador Carrilho me contando que Rosselini um dia lhe disse que a origem da palavra educar é castrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário