segunda-feira, 10 de maio de 2010

Adendos

1) No post sobre a Lei de Anistia e o STF, havia escrito que a lei foi pactuada, aprovada pelo Congresso. É uma meia-verdade e, como se sabe, as meias-verdades podem ser as piores mentiras. O regime militar tinha a maioria na Comissão. Houve diversos votos contrários. Naquela situação, naquele tempo, fica difícil dizer que havia clima, ou legitimidade, para uma solução diferente. Não sei se seria o caso, mesmo assim, de abrir a janela para punição, 30 anos depois, dos torturadores. Pois fica a pergunta fundamental: e os mandantes? e quem estava por cima? e quem se fez pelas graças do regime militar? Estão aí: políticos, bancos, empresários, meios de comunicação poderosos. Eles também serão punidos? Como não acredito nisso, não sei, acho melhor olhar para frente. Talvez por não ter vivido esse tempo, por não conhecer ninguém que tenha sofrido nas mãos do regime, eu não esteja tão ligado assim a isso.

2) No post sobre os 90 anos de Fellini, falei sobre a cena da montanha russa. Mas revi 8 e Meio recentemente. Essa cena é de outro filme dele, não me lembro qual. Ou é fruto de algum sonho meu.

3) Sonho meu, sonho meu. Quem conhece esse samba pode imaginar minha alegria ontem no Brazil Cultural Day em Pequim. Estava sol, pessoal animado, gringaiada compareceu, foi bem legal. O Brasil tá na moda. O vira-lata se tornou chique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário