sábado, 22 de maio de 2010

Chinesas

1) Três meses e meio depois, hoje fui cortar o cabelo. Tava sinistro. Elisa falando que tava pior que época do Rio Branco. Cheguei no lugar e ninguém falava inglês. Fui preparado, levei passaporte e duas carteiras com foto, mostrei pro cara, expliquei com a velha mímica, ele só mandando o "haode", que é o ok deles (pronuncia-se raodã), todo espertalhão.

Poucos minutos se passaram antes que eu soltasse o "pára, pára, pára, tá bom, haode." Antes que o estrago ficasse maior. Os caras são sem noção. Welcome to China.

2) Visitei uma cadeia nos arredores de Pequim. Há dois brasileiros presos lá. Tio e sobrinho. O crime? Roubaram um celular de uma loja durante as Olimpíadas. Tudo filmado. A sentença? 5 anos pro tio, 3 anos e pouco pro sobrinho. Comem arroz sem tempero e repolho todos os dias. Welcome to China.

Depois quem sabe escreverei mais sobre o drama de nossos amigos. Fiquei tocado, vou ajudá-los com um monte de coisas. As famílias nunca vieram visitá-los. A mulher do mais novo abandonou-o. O mais velho, marmanjo, passou a conversa toda, por telefone, com aqueles vidros no meio, segurando o choro. Tentei dar muita força moral, fazê-los olhar pra frente. Minha prioridade, além de levar frutas, tempero, chocolate em pó, vitaminas, livros, uma bola de volei e notícias do Corinthians (piada pronta), é conseguir que lhes permitam ver os jogos da seleção. Para isso, pretendo fazer uma visitinha ao Diretor do Presídio. Tô montando o esquema. Mais notícias nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário