segunda-feira, 5 de abril de 2010

Templo do Céu



Dia de feriado nublado, mas já mais quentinho, o Templo do Céu abrange uma série de construções das Dinastias Ming e Qing, entre os séculos XV e XX. Esse é o templo principal, dedicado às colheitas que sustentavam uma China fundamentalmente agrária, dependente das imensas e férteis zonas ao longo de seus principais rios. O imperador se deslocava até esse local em dias específicos relacionados à lua e às estações do ano. Há diversos templos para diferentes "inspirações". Inclusive havia grandes cerimônias, fogueiras, sacrifícios de animais, etc... Num desses prédios foram assinados os chamados tratados desiguais, quando a China fora humilhada, por algumas vezes, pelas então potências ocidentais. Pequim chegou a ser invadida por oito países. Infelizmente, nosso amigo aqui ainda não tem precisamente os fatos, datas e detalhes da história chinesa. Ando meio devagar com isso.

Belíssima vista lá de cima, onde se construiu o Templo. Mas reparo que não é possível entrar nele, apenas em algumas outras construções menores, mas no mesmo estilão. E como me chamam a atenção um azul escuro meio brilhante, o vermelho, o dourado, os dragões. Tudo bem interessante.

Ontem passeei por uma região com um lago aqui, em meio aos chineses mesmo, é um lugar cheio de gente, lotado, maior bagunça, mas não com tanto turista. Inclusive visitei um templo budista antigo e bem legal. A religião é razoavelmente bem tolerada por aqui, especialmente se compararmos com décadas recentes. Noto, no entanto, que algumas delas não são muito queridas.

Não tenho ainda fotos de ontem.

Um comentário:

  1. Vejo que já está ambientado...e as chicas chinesas?
    Acompanho o blog pra saber como andas...e o Google, que me diz?

    No meu blog tb publico crônicas e contos...dá uma olhada no http://apasco.wordpress.com

    abs, André Pasco

    ResponderExcluir