segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sobre a cautela e certa humildade

V.9 O Mestre disse a Tzu-kung: "Quem é o melhor homem, você ou Hui?".
"Como eu ousaria me comparar a Hui? Quando lhe é dita uma coisa, ele compreende cem coisas. Quando me é dita uma coisa, eu entendo apenas duas."
O Mestre disse: "De fato, você não é tão bom quanto ele. Nenhum de nós dois é tão bom quanto ele."

V.20 Chi Wen Tzu sempre pensava três vezes antes de agir. Quando o Mestre ficou sabendo disso, comentou: "Duas vezes é suficiente."

Esse segundo item de nosso amigo Confúcio me recorda de quando eu era bem jovem e disputava alguns torneios de xadrez. Meu pai me aconselhava a sentar em cima da mão. Ele dizia que o tempo que levaria para tirar a mão até fazer o movimento permitiria-me pensar mais uma vez antes de fazer a jogada. Assim, evitaria cometer erros bobos, me afobar, algo típico da idade. Bom conselho.

Um comentário: