segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sacanagem no Zoológico

Pois é. Fim-de-semana de sol em Pequim. Famílias vão ao zoológico. Pais, mães, tios, tias, vovôs, vovós, filhos e filhas, netas e netos. Chineses. Para todos os lados. Sorrindo, falando alto, dando risadas, esbarrando, aquela bagunça que só quem vive aqui sabe o que é. Esqueçam os estereótipos: chinês é tudo menos um povo disciplinado. Lembram, em certo sentido, uma certa civilização dos trópicos situada no extremo ocidente.

Lá vou eu ver os pandas. Quem nunca teve vontade de ver um panda? Pois bem, vamos aos pandas. Bichinhos simpáticos, meigos, meio infantis. Quase um brinquedo para crianças. Antes disso, um parêntese: apenas uma vez um panda nascido e criado em cativeiro foi solto em seu ambiente natural, no caso na província de Sichuan, centro-oeste da China, para onde devo viajar em outubro. Nosso amigo teve um fim trágico: logo foi encontrado morto, todo detonado. A suspeita é que tenha sido morto por outros pandas naturais da região.

Voltando. Visita aos pandas. Dia de sol. Famílias. Vejo um pandinha dormindo na árvore, beleza. Outro fica bocejando no fundo de seu cantinho, é o da foto do post abaixo. Mais à frente, dois pandas batem um papo de perto, bem pertinho. Rola uma certa intimidade entre eles, mas até então tudo bem discreto, tudo bem preliminar.

Vejam só:



De repente, nosso amigo panda não se segurou. Avançou. Fora de controle. Jogou no chão. Pegou aqui, apertou ali, chegou junto, "é agora, preciso de você, não me importo que estejam olhando..."



O negócio foi ganhando um tempero bem especial...



E logo nosso casal de pandas estava ousando diante das câmeras, mostrando notáveis habilidades à atônita platéia chinesa...



Para então finalizar com gala!



Depois conto o final dessa estória...

Um comentário: